Ensaios

Análise perfil psicológico de Macaco Louco

Filmes
Séries
Autor(a): Leonardo Gianetti | 12 de julho de 2019 | 14:23

Nome: Caco

Sexo: M                                  Prisioneiro: 7556TA

Nome do pai: Professor Utônio                     Nome da Mae: Desconhecido

Raça: Pan troglodytes (Chimpanzé)              Naturalidade: Townsville

História

Pouco se sabe sobre o nascimento de Macaco Louco, o que sabemos de sua origem é que ele era o assistente de laboratório de Professor Utônio, o criador (pai) das Meninas Super Poderosas, sendo até, alguns momentos, considerado como meio-irmão ou até mesmo responsável pelo nascimento das meninas.

“Aparentemente enquanto era esquematizado e preparado o açúcar, tempero e tudo que há de bom, esses foram os ingredientes escolhidos para criar as garotinhas perfeitas, mas o Professor Utônio acidentalmente acrescentou um ingrediente extra na mistura, o Elemento X. E assim nasceram As Meninas Super Poderosas, usando seus ultra superpoderes, Florzinha, Lindinha e Docinho têm dedicado suas vidas combatendo o crime e as forças do mal.”

Bom este é o começo que conhecemos, o que a maioria não sabe é que o acidente na mistura foi causado pelo Macaco Louco. Neste dia, Caco estava buscando a atenção de seu dono, quebrando objetos do laboratório e pulando por todo o laboratório, esbarrando em Utônio, causando a criação das meninas e um ferimento grave em seu crânio, deixando exposto o cérebro. Algumas gotas do Elemento X caíram nesta rachadura, fazendo seu cérebro crescer exponencialmente para fora de seu crânio.

A partir daí o Professor deixou de prestar atenção em Caco, deixando-o de lado. Por causa deste abandono, Caco começou a morar na rua, planejando sua vingança contra as garotinhas que tomaram seu lugar. Convencendo-as a montarem seu QG no topo do vulcão de Townsville e dominando a cidade, aproveitando a fraqueza emocional das meninas para que não o impeçam, porém, todos seus planos foram frustrados pelas meninas, por mais inteligente que ele seja.

Análise

Por conta do crescimento de seu cérebro, Macaco Louco pode desenvolver seu raciocínio, em todos os aspectos: lógico, espacial, interpessoal e muitos outros, se tornando mais inteligente que humanos em diversas áreas, tendo enorme conhecimento de mecânica robótica, química, mecânica, biologia e engenharias. Não sei dizer se há consequências pelo seu cérebro ficar exposto, mas talvez seu capacete ajude a mantê-lo protegido e hidratado.

No começo, seu desejo de dominar a cidade não parece ter sentido, sendo que seu desejo inicial é derrotar As Meninas Super Poderosas, mas aparentemente essa vontade de dominar a cidade se dá pelo fato de sua inteligência perceber que pode conquistar coisas maiores. Suas metas e pensamentos são movidos a partir da vingança, tornando seus atos antiéticos e criminosos.

Macaco Louco também possui alguns TOCs (Transtorno Obsessivo Compulsivo), como a necessidade de explicar os mínimos detalhes de seus planos malignos, com palavras variadas, específicas, compridas e rebuscadas, tornando isso a maior falha de seus planos. Ele precisa explicar, se isso não ocorre, ele pode se sentir perdido e até irritado. Existe também um nível moderado de narcisismo. Em vários momentos se coloca superior perante os outros, até seu QG é no topo de um vulcão, como se fosse a representação de seu poder.

Além disso, Caco pode desenvolver uma linguagem subjetiva, por mais que suas frases e orações sejam objetivas até demais diversas vezes, assim podendo interpretar e reproduzir metáforas, frases de duplos sentidos, cometendo alguns atos falhos ao dizer algo que não gostaria ou não tinha intenção em dizer, suas limitações intelectuais e cognitivas ainda não foram diagnosticadas. Mas aparentemente ele desenvolveu uma ambiguidade em sua identidade, ora se identifica como um chimpanzé de fralda, ora se identifica como cientista maluco. Por conta disso, Caco possui dificuldade em se adequar socialmente, pois não pode ser mais o antigo chimpanzé, e nem se encontra na sociedade de humanos.

Macaco Louco, por causa de seu abandono, se encontra nesta necessidade de vingança, mas recentemente parece que este sentimento está se esgotando. Ultimamente vem questionando o que tem feito de sua vida. Parece ter visualizado as grandes possibilidades de rumos em que pode tomar em sua vida, já que não precisa mais ter que derrotar As Meninas Super Poderosas, afinal após o acidente sua vida se resumia a isso. Depois de derrotas e mais derrotas, Macaco Louco não sente mais o ímpeto raivoso de derrotar as garotinhas perfeitas. Em um determinado episodio, Caco consegue perdoar o Professor e aceitar suas meias-irmãs, dando um novo começo em sua vida.

Um pequeno exemplo do TOC de Macaco Louco em detalhar tudo o que fala:

“Eu sou o único Macaco Louco, porque só existe UM Macaco Louco. Não existem dois nem três Macacos Loucos, porque UM é o número de Macacos Loucos existentes.”

DSM-V, Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5.ª edição.

Edição: YahVarella

Avatar

Leonardo Gianetti

Um Mochileiro, estudando a psicologia da mente daqueles que não entenderam o final de Lost. Sou definitivamente um Louco com um Caixa. Dentro do Ciclo da alquimia exerço minha ética.


Deixe o seu comentário!

Pular para a barra de ferramentas